E CADÊ A INSPIRAÇÃO?

15:08 9 Comments A+ a-

Como me sinto quando a inspiração falha... 

Inspiração. O sonho e pesadelo de todo escritor. O paraíso e o martírio. O prazer e a dor. Quando se tem, tudo flui, o mundo parece um lugar belo, as pessoas parecem legais, a vida é colorida. Mas quando não tem, o mundo é frio e sombrio, as pessoas não parecem mais tão legais e a vida fica em um tristonho tom cinza (caso goste de cinza, imagine com aquela cor que odeia).

Você está desesperado, gritando “OH, CÉUS! OH, TERRA”. Você tem um milhão de ideias para escrever, um milhão de histórias para desenvolver e uma vontade voraz de fazer isso, mas a dita inspiração simplesmente foi dar uma volta sem se quer te avisar e quando se dá conta está sozinho. O QUE FAZER?


Eu gostaria de dizer que existe uma cura instantânea para esse pesar, as vezes os medicamentos tem um efeito rápido, mas e quando não tem? Agora que nos entendemos, que ambos estamos cientes da tristeza que é ficar sem inspiração, vamos trocar algumas ideias. O que eu faço quando dá erro na inspiração, ela simplesmente não roda. 

PARO TUDO!!!!
Se a coisa não está rolando, se não está tendo aquele feeling, não force a barra! Ficar na frente do computador, tablet, caderno, pedra, etc, penando pra começar, ou continuar algo, não vai ser de muita valia. Raramente conseguimos um bom desenvolvimento em algo quando estamos sob muita pressão, seu cérebro não vai encontrar uma solução tão fácil se você forçar a barra com o pobrezinho. Então PARE TUDO!


Dou novas atividades ao cérebro. 
Você já ficou pensando por horas com aquele documento do Word em branco aberto na sua cara, não rolou, nada de bom surgiu e seu cérebro está entrando em pânico. Ter foco em algo nunca é má coisa, mas ficar por horas focado em uma única coisa pode ser um tanto cansativo. Que tal dar uma pausa e ir fazer outra coisa? Vá assistir TV, ler um livro, desenhar, pintar algo, brincar com o cachorro, até dormir está valendo. A única regra nesse tópico é: tire o problema da falta de inspiração de sua cabeça. Nessa etapa você está proibido de fazer isso. 


Alimento meu guloso estomago. 
É. Comida merecia um tópico exclusivo. Então encha a barriguinha. 


Ouço musica até me cansar. 
Música é um remédio um tanto eficaz para a falta de inspiração. Pelo menos para mim. As vezes estou naquela sofrencia pra encontrar a inspiração fujona, ai faço a minha pausa citada uns tópicos acima e fico sentada em algum lugar tranquilo, com os fones de ouvido ligados. Começo a criar clipes mentais das músicas, tento imaginar cenas de filme (que não existem) ao som daquela música, imagino musicais... Você não está mais focado naquele problema, mas está colocando o cérebro pra trabalhar a criatividade e a inspiração através de um caminho diferente.


Leio algumas histórias antigas.
Sabe aquela sua web, fanfic, etc, que tu escreveu há seis anos? Aquela mesmo que você sente vergonha alheia de si mesmo pensando “SÉRIO QUE ESCREVI ISSO?!?!?!?”. Pode não ajudar muito na volta da inspiração, mas garanto que você vai se distrair facilmente e sem contar que vai dar boas risadas. 


Ouço mais música. 
Porque música é igual vida, então ouvindo música, estou vivendo. 


Assisto alguma comédia romântica.
Comigo parece que é de lei, assisto uma comédia romântica e em seguida me dá uma necessidade avassaladora (por que usei essa palavra?) de escrever alguma coisa! 


E se nada der certo, lhe dou a difícil tarefa de apenas relaxar por um tempo. E relaxe, porque ficar parado, simplesmente focando em um ponto, as vezes a solução pode estar ao lado e você nem se dar conta. Você não precisa ficar correndo atrás da inspiração não, deixe que ela venha até você.

Esse post é patrocinado por:

Esse post faz parte do projeto BEDA – Blog Every Day August, que consiste em postar algo todos os dias durante todo o mês de Agosto, promovido pelo grupo Rotaroots.

9 comentários

Write comentários
11 de agosto de 2015 18:22 delete

Adorei esse post! Fazer coisas diferentes realmente ajuda muito na hora de se inspirar. Quando me dá branco eu largo tudo e vou ver TV, jogar alguma coisa, ler algo ou tomar um banho. Minhas ideias surgem quando estou no banho, hehehehe.
Beijão,
Grazy
www.parolar.blog.br

Reply
avatar
11 de agosto de 2015 18:40 delete

Sim, se você ficar ali tentando forçar o pensamento, não vai sair nada de legal, então tem mais é que ir espairecer um pouco, fazer alguma coisa que distraia a cabeça.
VERDADE!!!!!! GRAZI, TINHA ME ESQUECIDO DESSE TÓPICO! Muitas boas ideias surgem no banho, como eu pude esquecer?! shauhusa não que eu também vá tomar banho toda vez que preciso de uma ideia, porque além de ser meio maluco, ia ser um baita desperdício hahahah

Reply
avatar
Fran Oliveira
AUTHOR
12 de agosto de 2015 10:11 delete

Quando estou sem inspiração eu costumo ouvir músicas, me dá mais inspiração. Assisti comédia romântica e ler alguns livros acabar me ajudando muito. Quando estou tomando banho sempre vem novas ideias na minha mente. Essas dicas que você deu são ótimas<3!
Beijos,
www.dosedeilusao.com

Reply
avatar
12 de agosto de 2015 11:30 delete

Ei Gab! ♥
Miga, tô precisando colocar tudo em prática, porque amanhã não tenho post programado pro beda. :p
Sigo tudo isso quando encrenco num projeto, vou inclusive dormir por uma hora, pra acordar com a cuca fresca. (Quando posso, claro!)
Ainda mais nossa geração, que vive conectada o tempo todo, precisar dar um tempo pro cérebro recarregar e então, voltar naquele assunto: post do beda de amanhã, socorro. HAHAHAHAHA

Cê quer matar a gente com esse mundo de gif fofa de Lilo & Stitch ? <33

Beijone.

Reply
avatar
13 de agosto de 2015 16:43 delete

Escrevi um post sobre a inspiração no banho... como está tudo agendado pro BEDA ele vai ficar guardadinho aqui. Hahahahahaha

Reply
avatar
13 de agosto de 2015 21:04 delete

Ah, meu Deus! shaushauhsau quando postar me manda o link! O mundo precisa saber como banhos podem ser inspiradores hsuahusa

Reply
avatar
13 de agosto de 2015 21:06 delete

AE, MAIS UMA DO TIME BANHOS INSPIRADORES \o husahushaushau e eu achando que eu era a unica no mundo que fazia isso! Inocente.
Comédia romântica é um remédio pra falta de inspiração e tristeza também, quem assiste comédia romântica e não ri?! hushauhsa

Reply
avatar
13 de agosto de 2015 21:09 delete

Nana <3
Olha, pode colocar tudo em prática, principalmente o banho ai que as meninas citaram, PORQUE BANHO FUNCIONA! hsuahusa dormir também é um boa opção, dá pra acreditar que já tirei histórias de sonhos que tive? Uns sonhos de vez enquanto são a solução também.
As vezes é bom dar essa pausa, seja ela longa, ou curta, porque ficar preso em uma coisa por muito tempo acaba cansando a mente, ai que a inspiração não vai rolar mesmo.
Awn, esse post foi quase um tributo a Lilo e Stitch <3 shauhusa eu amo de mais esse filme!

Reply
avatar
17 de agosto de 2015 08:08 delete

Ai Miga, tenho tanta preguiça de tomar banho que cê não imagina. AHHAHAHAHAHAHAHAHAH
Tipo, faço o necessário sabe? Vapt Vupt.
Mas claro que se eu não tiver tomado o do dia, ou esteja precisando de outro, a dica vale.

shame on me.

BEIJO.

Reply
avatar

O que dizer dessa pessoa que está escrevendo um comentário? TE CONSIDERO PAKAS!