MEME: 5 COISAS QUE NÃO GOSTO NA BLOGOSFERA ATUAL

10:41 11 Comments A+ a-


Estou há pouco mais de um ano tendo contato com a blogosfera, tempo suficiente para criar amor e carinho por muitas coisas, mas também pra criar desgosto por outras. E pensando nessas coisas desgostosas que existem na blogosfera que o segundo tema do MEME, no grupo Rotaroots, foi inspirado. Então vou falar sobre 5 coisas que eu não gosto:

DIZER O QUE PODE/DEVE OU NÃO FAZER EM UM BLOG
Existem muitos posts interessantíssimos que ajudam muitas pessoas que querem começar um blog, tanto que houve muitos que me ajudaram quando quis começar um. Mas o problema é quando a pessoa pensa que o que ela diz é lei! Primeiro: blog é pessoal, eu faço o que eu quiser e digo o que eu quiser. Então vamos tirar o rei da barriga, parar de criar coisas irrelevantes e começar a dar dicas que realmente sejam de alguma valia. 


NÚMEROS, NÚMEROS, NÚMEROSSSSSSS!!!11!!!!!
AH. MEU. DEUS! EU QUERO BATER NESSE TIPO DE PESSOA! Tudo hoje gira em torno de números, as pessoas querem só saber de quantidade e quando tem a quantidade ainda tem uns caras de pau que querem esfregar isso na cara de quem não tem aquele número absurdo de seguidores. Querer que o blog cresça não é crime, se orgulhar dos seu número de seguidores também não é crime, mas vamos combinar algo: qualidade em primeiro lugar. Pois tendo qualidade no que você faz, as pessoas virão naturalmente ao seu blog.


TROCA DE FAVORES
“Segui o seu blog, agora você tem que seguir o meu”. “Comentei no seu blog, agora você tem que comentar no meu”... Fofo, para, que o seu nível de idiotice está atingindo níveis sobre humanos. E o pior é que tem quem incentiva essa troca de favores! “Se fulano te seguiu, tem que seguir de volta pra não ficar chato”. Essa situação ridícula que é chata! Não comecei um blog pra ficar devendo favores aos outros. O negócio tem que ser natural, se a pessoa tem um blog que me interessa, seus posts tratam de assuntos que são do meu interesse, é claro que eu vou comentar e seguir aquele blog, agora fazer isso porque é obrigado... Na verdade ninguém é obrigado, então faça apenas se quiser e fim.


COMENTÁRIOS IRRELEVANTES SÓ PRA DIVULGAR O BLOG
Se tem algo que incomoda qualquer pessoa que se dedicou pra fazer um post legal, é aquele comentário INÚTIL “adorei o post!” e essa frase é seguida de link do blog, link do twitter, da página do Facebook, link do raio que os parta! Se não tem nada de útil pra comentar é simples: NÃO COMENTE! Existem grupos aos montes pra fazer divulgação livre. Sempre que visito um blog eu adoro fazer um mega comentário, falar bastante mesmo, quero que a pessoa perca um tempão lendo o que comentei, pra ela ver que eu li e gostei daquilo que escreveu, quero que o blogueiro sinta que estou valorizando o seu trabalho.


COMENTÁRIOS NÃO RESPONDIDOS
Agora quero falar do ponto de vista de uma leitora. Como falei acima, eu gosto de comentar e comentar mesmo, escrever bastante. E se tem algo igualmente ruim a comentários inúteis é: não ter resposta! Sim, não gosto disso. Eu tenho o costume de voltar aos posts em que comentei, pra ver se tive uma resposta, é meio chato ver que já faz mais de semanas que comentei e não teve uma resposta. Eu sei que existem blogs que tem vários comentários pra responder, as vezes é maçante e é chato, mas da mesma forma que um escritor se sente valorizado com um comentário, nós leitores nos sentimos igualmente valorizados quando o escritor se mostra interessado naquilo que falamos. 


Se um dia eu vir a me tornar, ou fazer alguma dessas merdas, por favor, me chutem com força na cara, porque eu não sou e nem devo pensar em seu assim. 

Vamos valorizar nossos blogs por aquilo que eles devem ser, um lugar pessoal, algo que traga coisas uteis pra vida das pessoas. Como podemos querer ser úteis se não valorizamos as pessoas que reservam uma mínima parcela do seu dia pra ler nossos posts? Como que vamos tornar nossos blogs algo divertido e bom se pensamos apenas em aumentar os números? Como é que novas pessoas vão querer fazer parte da blogosfera se as assustamos ditando “regras” pra ter blogs?

Se fulano fez um comentário legal, te tornou uma pessoa mais feliz, faz uma visita no blog dele também. Achou um post legal? Então faça um comentário legal, mas não porque se sente na obrigação de fazê-lo, faça porque você gostou de verdade. Porem, não se esqueça de responder o comentário dele também! Mostre pro fulano que ele é importante pra você, que o comentário dele faz a diferença naquele post. 

A blogosfera é feita por nós, se queremos que ela se torne cada dia mais um lugar acolhedor, não podemos esperar que o coleguinha chato do “SDV?” venha a resolver todos os problemas mudado suas atitudes, a mudança tem que partir de cada um de nós.

Esse post faz parte do projeto BEDA – Blog Every Day August, que consiste em postar algo todos os dias durante todo o mês de Agosto, promovido pelo grupo Rotaroots.

11 comentários

Write comentários
Clayci
AUTHOR
16 de agosto de 2015 11:26 delete

Arrasou na publicação..
O que mais odeio são essas "trocas de favores".. Segue que eu te Sigo, comenta que eu comento.. Caramba! Tem que ser algo natural e não forçado >.<

Reply
avatar
16 de agosto de 2015 11:38 delete

SIM!!! Não to a muito tempo na blogosfera, mas desde quando isso aqui virou troca de favores? E ainda tem gente que incentiva isso, como pode?! hahha isso praticamente mata o verdadeiro sentido de ter um blog.

Reply
avatar
16 de agosto de 2015 17:29 delete

Amei, amei, e amei, tanto o post como o blog todo! Voc~e escreve de forma leve e divertida, adorei.

Eu acho a pior coisa os comentários enxutos seguidos por links, muita falta de noção (e educação).

Eu fiquei até com vergonha de dizer que te indiquei no meu post de hoje para não parecer caçadora de visita huuhauhahuahu mas tá lá, e não é pra fazer amizade forçada, não, é porque teu blog é foda mesmo. bjos

Reply
avatar
16 de agosto de 2015 19:18 delete

AI O MEU FRACO CORE HSUAHUSHAUS gente, que comentário lindo, quero chorar ;-; hsuahusahu
NÃO FICA COM MEDO DE MIM! O post meio que me deixou com cara de carrasca, mas eu sou legal (eu acho ahaha). E nesse momento eu to vendo o seu blog! QUE LINDO! Você também é fotografa <3 vou ficar te stalkeando, porque sou uma fotografa recém-formada, meu unico trabalho com foto até agora foi edição e as vezes fazia uns ensaios com a minha prima e a minha irmã hahahaha
E estou emocionada por você ter me indicado, sério mesmo <3 ai, sei nem o que falar dos elogios, só quero mandar um GRANDE MUITO OBRIGADA DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO! hahahaha

Reply
avatar
17 de agosto de 2015 08:12 delete

Gabiroba <3 (nem sei se a fruta é boa, mas amo/sou esse nome).
Olha, se dependesse de tudo isso pra eu viver eu tava muito lascada, MUITO MESMO.
Comento só quando gosto mesmo e tenho algo a dizer.
Nunca liguei para os números ou gráficos lá no blogger.
Respondo os comentários lá, mesmo que a pessoa não seja linda como você e volte para saber o que eu disse.
E ninguém manda em mim, faço do Prato o que me dá vontade, inclusive abandoná-lo por oito meses, como fiz. Aiai.

Morreria de fome se fosse pra ser blogueira patrocinada, socorro.

Me dá aqui um abraço, você nunca fará algo assim, certeza.

AMO seus comentários. ♥

Reply
avatar
17 de agosto de 2015 11:46 delete

Oi Gabriela! Adorei seu blog.
....
...
..
Zuera! Concordo com tudo o que você falou e, apesar de às vezes eu atrasar pra responder comentários eu seeeempre respondo. É um prazer ler os comentários, respondê-los e conhecer quem passou por lá. Confesso que tem alguns blogs que me visitam que são bem pobre de conteúdo e acabo não comentando, mas sempre vou dar uma olhadinha.
Por mais amor né?! E de números eu nem gosto, sou formada em humanas e não sou obrigada. Hahahaha.
Beijos!

Reply
avatar
17 de agosto de 2015 12:08 delete

Concordo com você! É complicado porque hoje grande parte dos blogueiros só se ligam nos números. Eu confesso que teve um tempo em que pensei no assunto (principalmente por conta das exigências das editoras para parceria) mas depois desencanei. O negócio é escrever um conteúdo de qualidade. Ai sim, as pessoas virão naturalmente! Um beijo : *

Reply
avatar
17 de agosto de 2015 19:41 delete

O povo fica criando regras como se realmente elas existissem, apenas ria e os deixe pensar que mandam em alguma coisa além do próprio blog hsuahushushua
Você não tem noção da minha felicidade quando recebe uma resposta <3 eu fico "ELA(E) ME VIU!!!!" hsuahushaus e eu tenho o talento de escrever muito, eu falo de mais, que as vezes acho que as pessoas ignoram as minhas mensagem no whatsapp por preguiça de responder o livro de mensagem que mandei :v mas tudo bem, supero isso, não vou chorar ;-; hsuahushausa

AH, *ABRAÇO* <3

E EU AMO COMENTAR HAHAHAH

Reply
avatar
17 de agosto de 2015 19:44 delete

GAROTA OUSADA U-U HSUAHSUAHUSAU
Ah, sim. Olhar o blog de quem te visitou, acho isso mais do que justo, mas querer comentar por obrigação, isso já é nada a ver, PORQUE NINGUÉM É OBRIGADO HSAUHUSA é como falei, se não tem nada de útil pra falar, então não fale, não vou comentar em um post nada a ver com o que eu gosto só por retribuição, me recuso a mandar um "muito legal o post", só pra dizer que eu retribui o favor... Minha consciência não me permite comentar algo assim, se for pra comentar, vou escrever um texto u-u shauhsuahusa

Reply
avatar
17 de agosto de 2015 19:52 delete

Eu acredito que não existe um blogueiro que pelo menos as vezes não passa pela cabeça aquele sentimento de querer números, eu mesmo estaria mentindo se dissesse que nunca passou isso pela minha cabeça. Não é crime a gente buscar crescer, pelo contrário, nós temos que buscar sempre crescer, mas com qualidade.

Reply
avatar
19 de agosto de 2015 09:59 delete

ôô gente, que pecado!
As vezes me sinto ignorada no Wapp também. Socorro.

ME abraça de novo <33

Reply
avatar

O que dizer dessa pessoa que está escrevendo um comentário? TE CONSIDERO PAKAS!