NÃO SEJA UM LEITOR FANTASMA!

12:36 22 Comments A+ a-


Hoje não venho falar por mim apenas, venho pela humanidade, um post de utilidade pública e eu espero fazer você, que pode ser um leitor fantasma, entender porque ser fantasminha não é tão legal. 


O pesadelo de toda pessoa que posta algo na internet, seja uma fanfic, ou algo em um blog mesmo, é ver aparecer views novas todos os dias, mas não tem nenhum comentário sobre o que escreveu. É uma verdade incontestável, quando nós escrevemos, estamos primeiramente escrevendo para nós, mas o fato de postarmos isso na internet quer dizer que queremos compartilhar nossas palavras com o mundo e consequentemente esperamos um feedback de quem leu, nem que seja pra pessoa falar “interessante, mas não curti.”.

Eu não estou querendo puxar a orelha de ninguém, eu quero puxar a nossa orelha, porque eu também as vezes deixo de comentar em algo por pura preguiça, mas não é legal. 


Existem muitas pessoas que desistem dos seus blogs e de postar suas histórias, simplesmente porque ninguém fala nada. Ai tem quem vai pensar “mas ter views já não basta?”, não amigos, não basta, as views não mostram o que a pessoa achou sobre o que leu, na verdade isso nem quer dizer que a pessoa tenha lido, pode ser apenas alguém que passou por ali aleatoriamente, só pra dar um olhada e saiu da página sem ler. É frustrante, porque parece que estamos falando sozinhos. 

Se você que está lendo, nunca escreveu e nem postou nada na internet, pode não estar entendo direito o que significa esse negócio de “falar com as paredes”, já que não postou nada, então vou dar um exemplo mais universal, para que você entenda melhor esse sentimento. Imagine que na sua escola, curso, faculdade, whatever, um determinado professor passou um trabalho grande, você se dedica com toda vontade pra ter a melhor nota, então quando você finalmente entrega o tal trabalho, o professor simplesmente diz que não valia nota! Como você se sentiria em não receber o resultado, depois de ter se dedicado tanto para aquele trabalho? Seria frustrante, não? 


Eu só quero pedir encarecidamente, não sejamos mais leitores fantasmas, nunca mais! Se você leu uma fanfic e gostou, nem que seja pra deixar um comentário simples do tipo “gostei muito, continue por favor”, se leu um texto em um blog que te ajudou, diga que foi útil. Escritores não mordem (tem uns meio cavalos, mas a gente revela). Comente com sinceridade, não tenha medo, você vai fazer a felicidade de um escritor e as vezes pode até mesmo ajudá-lo com algo que ele não percebeu que está fazendo de errado. 

CAMPANHA: NÃO SEREMOS MAIS LEITORES FANTASMAS! \o/

(Só eu que tinha vontade de morrer quando fazia um trabalho grade e no fim o professor falava que não valia nota?!?!?!?!)

22 comentários

Write comentários
Luna
AUTHOR
16 de novembro de 2015 14:24 delete

APLAUDINDO DE PÉ PELO AMOR DE DEUS.

FALOU TUDO GABS. nunca vou entender quem diz que lê muita fanfic mas nao tem costume de comentar. Se vc gosta entao comenta, pô!!! Deixa a gente saber. Vai que a gente ta precisando de uma palavra de apoio no dia? Enfim, super apoio a campanha. DEIXEMOS DE SER FANTASMAS vamo aparecer.

Reply
avatar
Júlia S
AUTHOR
16 de novembro de 2015 16:18 delete

Sofro com isso, meu Deus! Eu fico nervosa demais quando posto algo e não vejo ninguém comentando. Já desisti MUITAS vezes de postar minhas fanfics por isso, bate até um desanimo. É bem chato, um comentário, por menor e mais simples que seja, faz toda a diferença para um escritor, autor de blog ou qualquer um que deseja compartilhar algo na internet.

Reply
avatar
Bells
AUTHOR
16 de novembro de 2015 16:20 delete

Os fantasmas são realmente uma tristeza, o pior que já fui muito fantasminha uahuahua, mas depois que comecei a escrever senti na pele o que é isso, agora sempre faço um comentário, por mais preguiça ou sem ideia do que comentar eu tenha. Faz bem e não dura mais do que 2 min (dependendo do comentário né HHAHHA) Amei o post <3

Reply
avatar
Pïnk Yurï
AUTHOR
16 de novembro de 2015 18:41 delete

Não sei os outros escritores, mas eu não mordo não hahah
Amei esse post, vou até compartilhar na fan page, não precisa comentar em tudo, mas as vezes um feedback é bom, mesmo que seja um like no facebook, quando achar necessário comenta, fala o que achou, dê suas criticas, mas mostre algo, é difícil fazer um post com todo o carinho e não receber um feedback, a primeira coisa que penso é "ninguém gostou'' mas as vezes alguém tenha gostado, mas como não comentou eu não vou mais fazer aquele tipo de post. <3

Reply
avatar
Kelly Mathies
AUTHOR
17 de novembro de 2015 03:41 delete

Adorei ♥ As vezes admito que sou uma leitora fantasma, leio um texto maravilhoso mas fico sem palavras para comentar algo, sabe? Então fico quieta no meu cantinho, mas concordo plenamente com o que citou. Muitas vezes as pessoas desistem de suas histórias e da sua escrita pelo simples fato de achar que ninguém gosta. Seu post é de utilidade pública sim e todo mundo deveria lê-lo.

Reply
avatar
17 de novembro de 2015 10:46 delete

É isso ai!! o/
Vamos, além de retribuir comentários, escrever coisas que realmente pensamos e sentimos. Isso também é muito importante!! haha

Beeijão!
www.ooutroladodaraposa.com.br

Reply
avatar
19 de novembro de 2015 04:37 delete

Gabi, compartilho da sua opinião sobre leitores fantasmas!! Já fiz muito disso até que um belo dia minha ficha caiu e percebi que estava fazendo com outras pessoas o que não queria que fizesse comigo e com meu blog. Depois disso, passei a me comportar melhor! Hahaha
É muito frustrante não receber resultados de algo que você se empenha para fazer :/ e até hoje tenho professores que pedem trabalhos horrendos que não "valem" nada #chorei

Adorei o post ♥
Beijos

Reply
avatar
22 de novembro de 2015 09:42 delete

POIS É! Eu não entendo a pessoa gostar de algo e não comentar, não sentir nenhuma coceirinha na mão pra comentar. Tem gente que fala que é "porque não gosta de aparecer", cara, cria um fake, um pseudo, qualquer coisa, mas só mostre que se importa um pouquinho! Quando eu gosto de algo, eu quero mimar a escritora, quero amar ela, quero fazer o mundo ler também. Sejamos menos fantasmas!

Reply
avatar
22 de novembro de 2015 09:44 delete

Sim! Não queremos que as pessoas comentem pra nos sentirmos "famosinhos", mas pra vermos que não estamos falando sozinho. Nós escrevermos a história pra nós mesmo, escrevemos aquilo que gostaríamos de ler, a partir do momento que é finalizado, fizemos a nossa parte, tivemos o nosso prazer, agora queremos passar adiante aquela história e saber o que as pessoas acharam. Tem muita história boa, de verdade, que o autor para de postar por falta de feedback, ninguém gosta de sentir que está falando sozinho.

Reply
avatar
22 de novembro de 2015 09:46 delete

Quem nunca foi fantasma, né? hahaha
Se a gente ta com preguiça, só faz um comentário simples pra mostrar que leu, depois quando passar a preguiça, ai volta e faz um comentário gigante. Um comentariozinho, por mais simples que seja, não faz o dedo de ninguém cair e já é suficiente pra quem escreveu no MÍNIMO esboçar um sorriso tímido.

Reply
avatar
22 de novembro de 2015 09:51 delete

Ah, se a pessoa pedir, dá até pra pensar nesse negócio de morder :v hahhahaha
Awn, obrigadinha! Tudo o que pedimos é que alguém dê o ar da graça e mostre que pelo menos leu. E isso que você falou sobre não ter feedback e achar que as pessoas não gostaram é bem verdade, nós vemos que ninguém comentou, ninguém falou nadinha e automaticamente é pensar que ninguém gostou, então ficamos com receio de voltar naquele tipo de post e acaba por evitá-lo mesmo.

Reply
avatar
22 de novembro de 2015 09:55 delete

Então, eu só não comento mesmo, quando simplesmente não tenho nada pra comentar, sabe? É aquela história do "se não tem nada de útil a falar, é melhor não dizer nada" hahahaha mas me esforço pra pelo menos dizer um "li e achei interessante". Estando hoje no mesmo barco de quem posta, eu fico incomodada de não dizer nada hhaha
Quem escreve, jamais deve deixar de fazer isso por falta de feedback, isso é quase um crime, mas eu sei que desanima pra postar, não sente mais aquele animo de postar algo, por medo de ficar falando com as paredes de novo, eu já fiz isso hahaha só voltei a postar recentemente.

Reply
avatar
22 de novembro de 2015 09:55 delete

SEMPRE! Porque ão adianta também escrever algo sem aquele sentimento, sem ser o que você sente, né? hahaha

Reply
avatar
22 de novembro de 2015 09:58 delete

Quando nós passamos a compartilhar do mesmo mundo de quem ta escrevendo, passamos a ver o quanto frustrante é não receber o maldito feedback. Eu sinto peso na consciência se eu ler algo e não comentar, minha cabeça fica martelando isso até eu resolver comentar de vez hahahaha
MEU DEUS! Não creio :o próximo post é "NÃO SEJA UM PROFESSOR CRUEL!" shauhusa

Reply
avatar
25 de novembro de 2015 10:04 delete

Gabi, isso devia ser uma campanha né?! Eu não escrevo "textos" além do que publico no blog (quem sabe um dia né?), mas sei como você se sente em relação a isso. Além do que interagir é uma forma de "colocar a cara no sol". Acho bacana os espaços dos blogs porque podemos comentar e ainda receber uma resposta do autor. Hoje em dia só não comento quando a internet cai, hahahaha.
Beijos!

Reply
avatar
7 de dezembro de 2015 05:34 delete

Devia mesmo! Seria bem legal se todo mundo tivesse uma noção, ainda que pequena, de como um comentário bem feito gera um sentimento bom, tanto em quem está recebendo o comentário, como até mesmo pra quem comentou.
Nossa, hoje eu fico com peso na consciência se eu não comento haha porque fico pensando "meu comentário podia fazer a diferença no dia da pessoa".

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
18 de maio de 2016 19:06 delete

poxa, é bem chato mesmo. Eu sou autora e leitora de fic, as que eu gosto eu comento, mas só não favorito para não misturar as notificações da fic com as da minhas, mas certamente se eu gostei, eu comento porque sei o quanto é ruim você passar horas de seu dia escrevendo a fic, tens algumas pessoas que levam dias para fazer e ai você poste e dá la´= nenhum comentario, ou então para quem está acostumado com muito, poucos comentarios. Isso é muito triste. Mas tenho uma dica a vcs autores: se não estão comentando ou favoritando a fic de vcs, parem de atualiza-la, comece outra e deixa essa para lá, porque realmente eu não acredito que existam leitores fantasmas, eles só não gostaram da fic e leem por leem. Abrem o olhos e se não tiver comentarios e nem favoritos, parem de fazer a fic. Já vi historias com mais de 100 vizualizações em cada capitulo e tais capitulos terem me media uns 4 a 5 comentarios, é para morrer com isso né

Reply
avatar
4 de junho de 2016 15:04 delete

Quem dera os leitores fantasmas fossem mito, mas não são não. Tem gente que não comenta por vergonha de aparecer, outros por preguiça, outros porque realmente não entendem o valor que o comentário dela tem. Eu acho meio radical a pessoa ter que parar de postar a história, em nunca tive muitos cometários e não parei de postar por isso, porque apesar dos pesares sabia que tinha gente que lia. Se a pessoa não se importa muito, se isso não a deixa pra baixo, não vejo motivo para parar.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
21 de junho de 2016 13:03 delete

concordo com o anonimo de cima, se vc realmente não se importa com comentarios e favoritações então não peça nem fique se questionando o porque as pessoas não comentam, já que isso não faz a menor diferença para alguns autores. Para mim, quando a pessoa gosta da fic, ela pelo menos favorita, se ela não comenta nem favorita a fic, é porque a sua historia não está fazendo a menor diferença para ela, sei disso porque sou leitora. Uma historia que não está te interessando, vc nem comenta, agora é impossivel vc deixar de favoritar uma historia que te impacta, que te deixa maravilhado

Reply
avatar
21 de junho de 2016 17:10 delete

Ah, sim. Super concordo com isso, que quando uma pessoa gosta de uma história, o mínimo que ela faz é dar um voto, uma fav na história, ao menos é o que eu faço, não consigo não mostrar para o(a) autor(a) o quanto to amando o que ele(a) ta escrevendo.

Reply
avatar
2 de maio de 2017 14:06 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
2 de maio de 2017 14:07 delete

Essse texto define o que sinto cada vez que eu uma fic e não recebo reconhecimento, pior que depois vejo que as historias cheias de erros e com emoticons estão lotadas de reviews, isso desanima bastante.
Posso compartilhar sua publicação na minha page?

Reply
avatar

O que dizer dessa pessoa que está escrevendo um comentário? TE CONSIDERO PAKAS!