GUIA NÃO OFICIAL PARA QUEM QUER COMEÇAR UM BLOG

16:48 8 Comments A+ a-


Quando eu decidi  começar um blog fui atrás de algumas informações que me fossem úteis, por exemplo, os melhores sites para se ter um blog, se eu já devia ou não começar comprando um domínio, se era possível ganhar dinheiro com isso, a questão de layout, enfim, eu pesquisei bastante, pois não fazia ideia de como começar. 

Encontrei muito conteúdo legal, alguns me ajudaram mais que outros, alguns repetiam as mesmas coisas que outros, outros tiraram exatamente aquela duvida que estava rodeando a minha mente, foi um tempo que “perdi” que valeu muito a pena. Hoje venho com o meu guia pessoal para iniciantes, apesar do blog não ter nem um ano, eu já estou há quase dois anos inserida nesse mundo blogosferico e assim como muitos me ajudaram nesse tempo, hoje eu quero ajudar também.

Antes de tudo, o que eu estou dizendo aqui não é lei e nem regra, foi tudo baseado na minha experiência com blogs e ai cabe a cada um concordar, ou discordar.  

Não espere se tornar uma pessoa segura para criar um blog, deixe o mesmo fazer isso por você. 
Eu já falei sobre o quanto o blog tem me ajudado a ser mais segura comigo mesmas, ser segura com a minha escrita e até mesmo com a minha opinião. Não esperei eu ser segura para fazer isso (graças a Deus!), eu senti vontade de fazer o blog e me joguei na ideia. Quando você entra na blogosfera e começa a ter contato com diversos blogs e pessoas, você percebe que não está só, em algum lugar tem alguém que te entende, alguém que passou pelas mesmas coisas, alguém com os mesmos gostos, você percebe que não tem problema nenhum em você assumir sua personalidade e mostrar ao mundo quem você é. Se joga na ideia de ter um blog!

Não comece um blog pensando em ganhar dinheiro e ficar famoso(a).
Todo mundo bate nessa tecla e eu também vou insistir nela, porque em pleno 2016 e as pessoas só querem saber de grana e fama (não que seja ruim, né?). Não comece o blog apenas por essas motivações, pois isso exige carinho, exige dedicação. É possível ganhar dinheiro? Sim! Tem vários blogs por aí que provam isso, mas vai pesquisar o que esses blogueiros fizeram para conseguirem o que tem hoje, foram anos de dedicação.  

Sobre compra um domínio. 
Esse não é um assunto que eu domino, tanto que eu nem comprei um ainda, a questão é: compre no momento que você achar oportuno. Eu não senti necessidade de fazer isso até o momento, eu pretendo comprar um dia, mas esse dia não é hoje. Se você quer começar um blog já com o domínio, não tem problema algum, você só precisa saber que isso não é regra, você não precisa já começar com o domínio em mãos.

Crie um conteúdo com o qual se identifique. 
Se você ama de paixão literatura não vai ficar fazendo look do dia só porque “atrai” mais pessoas (a não ser que você realmente goste de look do dia). Não fique seguindo modismo porque as pessoas dizem que está em alta, às vezes você nem gosta daquele assunto. Isso já é um assunto bem batido, mas que ainda precisa ser falado, escreva apenas sobre aquilo que gosta, vale a pena arriscar outros assuntos quando você está a fim de tentar novas coisas, mas faça porque você quer e não porque pensa que é o que deve ser feito. 

Divulgue nos lugares certos. 
Existe uma infinidade de grupos no Facebook e comunidades no Google Plus para você divulgar seu blog sem medo de ser feliz (vou deixar o link de alguns no fim do post), porém existem grupo que é de interação, o objetivo deles é promover interação entre os blogueiros, alguns têm projetos bem legais, e nesses grupos normalmente você não pode ir chegando e postar seu link por lá. Se o seu objetivo é unicamente a divulgação recomendo nem entrar nesse tipo de grupo, pois como falei são específicos de interação, mas por outro eu digo que é muito bom participar desses grupos, principalmente por conta dos projetos maravilhosos que você pode encontrar e então participar.

Você não é obrigado a comentar em todos os blogs que te visitam, mas os visite também.
É extremamente comum as pessoas comentarem deixando o link dos seus blogs no final do comentários, você também pode fazer isso. Não vai cair o dedo de ninguém abrir o blog da pessoa e dar uma olhada, viu algum post legal? Comente. Agora não encontrou nada que você tenha algum comentário para fazer, não fique com peso na consciência, apesar de alguns acreditarem que tem sim a obrigação de retribuir o comentário, eu sou muito mais adepta da ideia: se não tenho nada de útil pra comentar, não comento. Isso é melhor do que fazer algo forçado.

Conheça novos blogs, faça amigos. 
Antes de mais nada não estou dizendo para fazer amigos na intenção de se auto promover, não seja essa pessoa! Faça amigos porque você quer conhecer pessoas legais e que estão inseridas no mesmo meio que você. Uma maneira de divulgar o seu blog é conhecendo novos blogs, todo mundo quando vai comentar em alguma postagem costuma deixar o link no final do comentário, mas vamos deixar algo claro, não vá comentar apenas na intenção de se auto-promover, comente porque você quer comentar, tem algo a dizer, pois é muito chato você se dedicar para fazer um post e ver pessoas dizerem três palavrinhas e deixar todos o links das redes sociais dela. Você não quer ver isso acontecendo com você, portanto não faça com os outros. Faça amigos, conheça pessoas, crie parcerias!


Enfim, essa lista tem dicas bem pessoais, o que eu falei aqui pode não ser a mesma coisa que outro blogueiro acredita. O que eu recomendo? Pesquise bastante assim como eu fiz, às vezes você vai se identificar com as dicas de outro blogueiro, com uma opinião diferente da minha.

Eu estou sempre aberta a pedidos de ajuda, no que eu posso ajudar e tirar dúvida, eu vou o fazer sem hesitar. Então agora eu pergunto: o que você está esperando para criar o seu blog?

Alguns lugares para você divulgar o seu blog:
Facebook: [1] [2] [3]
Google Plus: [1] [2] [3] [4]

8 comentários

Write comentários
1 de julho de 2016 18:40 delete

Adorei seu guia e achei muito interessante que antes de criar um blog você pesquisou sobre o assunto, eu fui totalmente impulsiva e só criei, hahah Tenho o blog a quase cinco anos e ainda não senti necessidade de comprar domínio também, pra você ver como as coisas variam...
Beijo!

Sorriso Espontâneo

Reply
avatar
Sutrumo
AUTHOR
1 de julho de 2016 19:28 delete

Adorei as dicas, acredito que são essenciais pra quem tá começando. Eu criei a pouco tempo um tumblr/blog/whatever com intuito de me divertir, compartilhar algumas coisas que gosto, minhas opiniões, histórias, e está sendo uma das melhores experiências que já tive. Ainda estou no começo, mas é algo que me deixa muito empolgada. Então, recomendo a todos a criarem um blog, pois é algo que vai te entreter, trazer conhecimento e ainda vai poder conhecer pessoas que tenha gostos parecidos com o seu.
Enfim, gostei muito do guia. Beijos!

Reply
avatar
Carol Justo
AUTHOR
1 de julho de 2016 23:53 delete

Quando eu criei o blog eu não fazia ideia do que estava fazendo, apenas fiz, mas ao longo dos anos fui aprendendo... Minha meta é um layout personalizado! Eu acho bem importante a questão do domínio, depois que mudei pra .com meu blog teve um índice de visitas e "aceitação" maior.

Eu acho que os grupos de interação são os melhores, afinal, amizade é tudo!

Gostei demais desse guia, parabéns!

http://www.pinkisnotrose.com/

Reply
avatar
4 de julho de 2016 18:55 delete

Eu já tinha tido um blog há muito tempo, mas abandonei, ai quando resolvi tentar de novo pensei que seria melhor dar uma pesquisada, o que foi muito bom, porque descobri muito coisa que eu não sabia antes, como os lugares para divulgar.

Reply
avatar
4 de julho de 2016 18:57 delete

Ah, obrigada! Eu vivo falando pra todo mundo que o blog tem acrescentado coisas boas para mim, as vezes dá uns perrengues, mas o que ele trás de bom é muito maior e melhor. O blog ajudou me ajudou a descobrir um pouquinho mais sobre eu mesma, ta sendo uma experiência maravilhosa <3

Reply
avatar
4 de julho de 2016 18:59 delete

Hmm, interessante saber isso sobre o domínio, um dia eu ainda vou comprar um, eu só não senti muita necessidade mesmo por enquanto, mas é uma coisa importante, acaba dando uma cara mais singular para o blog e sem contar que é bem mais fácil de decorar e digitar do que aquele que tem um "blogstpot" no meio hsuahusahusa

Reply
avatar
6 de julho de 2016 11:32 delete

Post mais maravilhoso Gabi! Acho super importante ressaltar que blog é pra gente, pra escrever o que gosta, para passar o que nós somos e para conhecer gente maravilhosa com opiniões maravilhosas. Adorei!

Reply
avatar
18 de julho de 2016 15:05 delete

OBRIGADA <3 hsuahhsua
Sim! Acredito que primeiro temos que fazer o blog por nós, porque ninguém começa ganhando parcerias, colaboradores, patrocinadores, etc, isso aqui exige de nós no começo mais do que imaginamos hsuahusa

Reply
avatar

O que dizer dessa pessoa que está escrevendo um comentário? TE CONSIDERO PAKAS!