COMO PRAZOS PODEM AJUDAR A FINALIZAR UMA HISTÓRIA

10:06 4 Comments A+ a-


Minha ideia quando comecei o blog era passar adiante tudo aquilo que eu estou aprendendo desde que comecei a escrever ficção, coisa que acho que já contei ter iniciado lá no Orkut com as webs e fanfics. Posso dizer que estou conseguindo manter um ritmo, ainda que meio lento, de escrever esses posts e espero continuar fazendo isso, pois se tem uma coisa que gosto de falar e sobre escrever. 

Há algum tempo, em algum post lá no BEDA, eu falei sobre prazos e o quanto eles estavam de alguma forma me ajudando a terminar minhas histórias, então comentei que era uma teoria ainda em teste e caso ela se mostrasse verdadeira eu viria falar sobre ela. E adivinha! Eu estava certa esse tempo todo. 

Como eu sempre aviso: não é porque deu certo comigo que consequentemente vai dar certo com você, escrever é uma coisa bem pessoal, alguns métodos dão certo para alguns e errado para outros, cabe a cada um encontrar os seus meios. 

Eu venho aos poucos descobrindo que eu trabalho bem sob a pressão de uma data final (NaNoWrimo foi uma exceção dolorosa). A primeira vez que eu percebi isso foi em um Challenge que uma amiga organizou ainda na época do Orkut, na Webs Jemi, e foi incrível como consegui terminar a minha história em menos de uma mês, enquanto eu demorava uma vida para finalizar uma web Jemi (é, eu era iludida mesmo, flw).

Então em Agosto desse ano surgiu o Challenge do FFOBS com um dos temas mais maneirosda galáxia: heróis. Até cheguei a fazer um post sobre isso por conta da minha louca animação com o assunto. E em menos de um mês, mais uma vez, eu finalizei uma história. E no mês passado, como eu divulguei aqui no blog, começou a Ficstape Lu Indica e eu estava participando, finalizei a minha história em menos de duas semanas. 

Ainda que essas histórias que finalizei não sejam gigantes, a do Challenge tem 60 páginas e a Ficstape tem apenas 16, o que realmente importa é elas estarem finalizadas, pois para alguém que durante muito tempo ficou sem finalizar várias histórias, terminar algo já é uma vitória. 

Alguns não gostam desse ritmo sob a pressão de uma data final, por outro lado, outros podem se dar muito bem assim como foi comigo. O fato de você saber que tem que ter tudo pronto até o dia X, te faz se entregar de corpo e alma, te força a ter uma rotina mais rigorosa com a escrita, algo que muitas vezes não temos quando estamos desenvolvendo algo sem um prazo. É algo para se pensar e tentar. 

4 comentários

Write comentários
26 de dezembro de 2015 10:52 delete

Eu tô adorando essas suas postagens sobre escrever, porque venho enrolando há um bom tempo para começar a me dedicar mais aos textos e crônicas. Veja bem, eu gosto muito de escrever e tenho ideias e inspiração. Mas a questão é que por algum motivo estou desde o ano passado com um imenso bloqueio para a coisa toda. Suas postagens tem me ajudado bastante! Um beijo : *

www.fleurdelune.com.br

Reply
avatar
26 de dezembro de 2015 16:48 delete

Suas dicas sobre escrita estão super ajudando!
Eu adoro escrever! Mas tenho andado meio preguiçosa, e seus posts têm reacendido a vontade de escrever!
Adorando as dicas!


Beijos!
Fabi Carvalhais
http://pausaparapitacos.blogspot.com.br @pausaparapitacos http://facebook.com/pausaparapitacos

Reply
avatar
27 de dezembro de 2015 19:19 delete

AWN! Nossa, fico muito feliz de verdade por ler isso <3
Eu gosto de passar adiante aquilo que vem dando certo para mim, pode não ser o certo para alguns, mas vai que alguém se dá bem com os mesmos métodos que eu, não? Seria egoísmo guardar só pra mim.
Eu sempre passo por um bloqueio quando termino um história, sei lá, acho que passei um período focada só naquilo, que quando tenho que mudar eu não sei o que fazer hahaha

Reply
avatar
27 de dezembro de 2015 19:21 delete

MIGA, NÃO DEIXA A ESCRITA MORRER, NÃO DEIXE A ESCRITA PARAR hahaha
Sério mesmo, não para não! Eu estava nessa mesma coisa de preguiça, até que comecei a levar uns tapas na cara, a vida me falou "SE SITUE MINHA FILHA a história que você ama não vai se escrever sozinha" hahahaha
E fico feliz de verdade em ver que tenho ajudado, isso me deixa MUITO feliz! Me sinto útil.

Reply
avatar

O que dizer dessa pessoa que está escrevendo um comentário? TE CONSIDERO PAKAS!