DESAFIE-SE A ESCREVER TODO DIA

14:22 4 Comments A+ a-


Quem leu o meu post sobre 2015, e acredito ter comentado em outras ocasiões também, viu que destaquei o ano passado importante, porque foi quando coloquei a mão na consciência e pensei: quero ser escritora, portanto preciso agir como tal. No meio dessa jornada em busca de como melhorar a minha postura como escritora, eu encontrei muitas coisas que me ajudaram MUITO, até cheguei a fazer um post com alguns links que me ajudaram horrores e um deles, volto a destacar, foi o curso grátis Gente Que Escreve. 

Logo no primeiro vídeo do curso o Fábio fala a respeito da ideia de escrever todos os dias, coisas que alguns concordam, mas outros preferem seguir outra linha. Eu acredito no quanto isso pode ajudar, mas não, eu não faço isso, porém desejo conseguir fazer um dia. 

Houveram algumas ocasiões em que eu precisei fazer isso, a primeira delas foi no BEDA. Em agosto de 2015, exatamente o mês em que comecei o blog, o desafio era: postar todos os dias. Ou seja, era quase como ter que escrever todos os dias, ainda que não fosse algo extenso, afinal é difícil encontrar alguém que escreva seis páginas do Word para um post de um blog, escrever um post novo a cada dia durante um mês inteiro eu diria que foi o que começou a me preparar para essa ideia que muitos escritores apoiam. 

A segundo ocasião, acredito eu, foi com o Challenge do FFOBS (que também comentei aqui no blog). Eu tinha um mês para escrever, revisar e enviar uma história finalizada ao site, eu passei dias seguidos escrevendo, as vezes precisava parar para concertar alguma coisa que não estava casando na história, então voltava a escrever. Foi algo frenético. 

A terceira, aquela que foi ao meu martírio e consequentemente a minha decepção: NaNoWrimo. Eu consegui uma quantia boa de palavras em um período relativamente curto, porém a história me deixou frustrada, os personagens já não pareciam tão bons, resumindo o já dito: eu desisti na metade do desafio. 

O que eu tirei dessas experiências? Além de que funciono estranhamente bem sob pressão, que escrever todos os dias é muito bom! A noite quando eu ia dormir não sentia que o meu dia tinha sido desperdiçado, pelo contrario, eu estava em paz porque tinha feito algo muito bom durante o dia, me sentia útil. 

Uma coisa que eu tenho trazido para mim e tentando espalhar isso para quem eu puder é: a única maneira de melhorar e praticar a escrita é escrevendo. Antes eu ficava choramingando sobre o quanto achava a minhas histórias ruins, ou o quanto eu odiava a minha escrita, porém eu não estava fazendo NADA para melhorar isso. E é por isso que eu gosto tanto dessa ideia de escrever todos os dias, pois todas as vezes que eu coloquei na prática eu aprendia alguma coisa e me sentia bem por ter escrito algo, não era como colocar a cabeça no travesseiro e sentir que foi um dia desperdiçado. 

Então a minha proposta hoje, para mim e para você que quer se desafiar também, é passar a escrever todos os dias, seja escrevendo vários posts para o blog, ou começando pequenas histórias, ou até começar uma grande história, vale qualquer coisa! Eu não quero mais colocar isso em prática só quando resolvo participar de algum desafio, ou concurso, eu quero criar em mim o hábito de escrever o tempo todo, quero perder o costume de ficar esperando a história vir até mim.

4 comentários

Write comentários
3 de fevereiro de 2016 10:49 delete

Gabi, eu não produzo mais textos imensos como produzia na faculdade de História, porém ler e escrever no blog ajuda muito. Percebo que quanto mais eu posto mais ideias surgem. Como passei umas férias meio intensa voltei super enferrujada. Ler também ajuda e passei a escrever cartas agora!

Beijos

Reply
avatar
Júlia S
AUTHOR
5 de fevereiro de 2016 14:03 delete

Eu preciso me desafiar a escrever todo dia urgentemente. Nem que seja um pouquinho de nada, mas já é bastante coisa. Adorei o post!
Beijo, flor!
http://cafevodkaeliteratura.blogspot.com.br

Reply
avatar
5 de fevereiro de 2016 19:39 delete

SIM! Parece que quanto mais escrevemos para o blog, mais ideia surgem. É uma coisa bem louca, mas funciona!
Cartas?! QUE DE MAIS! Eu acho super legal essa coisa de cartas, teve um época que eu e a minha melhor amiga trocávamos cartas, nossas mães eram nossas "carteira" hahaha

Reply
avatar
5 de fevereiro de 2016 19:41 delete

Sim, Ju! Eu estou tentando escrever pelo menos um post todo dia, assim vou aos poucos fazendo o meu cérebro se acostumar com isso, pois se eu ficar esperando ter vontade pra escrever a produtividade vai ser muito baixa! Maldita preguiça -.- haha

Reply
avatar

O que dizer dessa pessoa que está escrevendo um comentário? TE CONSIDERO PAKAS!