ONDE NASCE A FANTASIA?

14:26 4 Comments A+ a-


Na quarta-feira passada, enquanto eu aguardava dar o horário da sessão de Batman V Superman, resolvi começar a ler o livro que estava na minha bolsa. O tal livro era Passageiro Para Frankfurt, da Agatha Cristie, eu me surpreendi totalmente com a introdução do livro, onde a autora discute rapidamente algumas questões que surgem na vida de um escritor. Ela começa seu pensamento da seguinte maneira: 

“A primeira pergunta que se faz a um escritor, pessoalmente ou pelo correio, é:
- Aonde o senhor vai buscar suas ideias?” 

Acho muito divertida a situação de contar à alguém que eu escrevo, pois isso gera as mais variadas reações nas pessoas, algumas ficam em silêncio me encarando como se tentasse entender o que significa “escrever”, outras ficam surpresas quase como se fosse difícil acreditar. Independente de qual seja a reação, diversas vezes eu ouvi a pergunta “de onde você tira as ideias para suas histórias?” e eu gosto de responder “da vida”. 

Pode parecer meio absurdo dizer que a vida é uma grande inspiração quando eu escrevo histórias em lugares que não existem e com pessoas super poderosas, porém não é.

Eu tenho o costume de observar tudo à minha volta, eu sou curiosa, quero entender por quê as pessoas fazem o que fazem, o que as levaram àquele lugar e para onde vão depois. Como são informações que não se consegue com facilidade, cabe ao meu cérebro criá-las e assim da forma mais simples possível uma ideia surge. Antes de tudo uma ideia surge de algo comum, as vezes de alguma coisa que vi, de algo que ouvi, ou que li. 

Então a partir do momento que eu tenho a ideia bruta em mãos, eu começo a questionar a própria história na tentativa de tirar o máximo de que puder daquela ideia e o que talvez eu mais goste de fazer é perguntar aquele famoso "e se...?". Como seria se um garoto se apaixonasse pela primeira vez? E se uma cidade adorasse uma super heroína? O que uma vilã faria se de um dia para o outro descobrisse que seu herói está morto e não foi ela que o matou? Como uma pessoa comum reagiria se em sua pequena cidade começasse uma onda inexplicável de assassinatos?

As histórias nascem das perguntas, quem nunca questionou a vida? As histórias nascem das nossas experiências, quem nunca perguntou o que teria acontecido se tivesse agido diferente? As histórias nascem de outras histórias. No fim das contas a vida se fez arte e fantasia tornou-se real. 

4 comentários

Write comentários
Júlia S
AUTHOR
31 de março de 2016 16:50 delete

Ah, para! Já disse que AMO quando você escreve sobre escrever? Sério, me identifico com muitas coisas. Uma coisa que acontece muito comigo é estar ouvindo música e alguma frase qualquer me dar uma ideia, acontece constantemente.

Reply
avatar
31 de março de 2016 17:17 delete

Agatha <3
Sempre achei incrível a habilidade dela pra escrever histórias incríveis, bem elaboradas e em poucas páginas. Sempre que vou escrever algo me perco e acabo me prolongando.
Quando li seu post lembrei de um dia em que eu estava voltando pra casa e olhei pra um prédio. Algumas das janelas estavam acessas e eu fiquei imaginando em quais cômodos aquelas luzes estavam acessas. Se nos banheiros as pessoas estavam tomando banho pra poder dormir, se as outras estavam assistindo TV na sala ou lendo um livro no quarto. Acho que escrever ficção vem disso, de observar e imaginar, bem como você disse.
Bjs

Reply
avatar
6 de abril de 2016 11:33 delete

SÉRIO? Ah! Que amor! E eu AMO escrever sobre escrever shauhsau
Eu acho difícil encontrar uma pessoa se quer que nunca teve pelo menos uma ideia com música shauhsuah é uma das formas mais fáceis de conseguir inspiração <3

Reply
avatar
6 de abril de 2016 11:39 delete

Realmente! Agatha escreve história incríveis e não são umas bíblias, nunca tinha parado pra pensar nisso! Uma coisa que adoro nas histórias dela são os diálogos, a-do-ro <3
É bem isso o que você falou, a ideias veem de observar uma cena e na tentativa de tentar entendê-la criamos coisas que levaram até ela. Eu amo fazer isso! É um exercício que se alguém ainda não tentou, eu recomendo shauhsau

Reply
avatar

O que dizer dessa pessoa que está escrevendo um comentário? TE CONSIDERO PAKAS!