APRESENTANDO UMA ONG: MATA CILIAR

12:06 4 Comments A+ a-

Fonte da imagem: Google

Estava eu vendo um post com ideias para posts, afinal toda boa ideia é bem vinda na época do BEDA (na verdade, em qualquer época), eis que me deparei com a ideia de falar sobre uma ONG e eu simplesmente adorei, pois já fui voluntária em uma ONG maravilhosa, a qual irei falar sobre agora. 

A ONG chama-se Mata Ciliar, ela está localizada em Jundiaí e em Pedreira, eu fui voluntária em Jundiaí (a minha cidade mesmo). O que Mata Ciliar faz? Faz o trabalho maravilhoso de resgatar animais silvestres e tentar ao máximo levá-los de volta ao seu habitat. Alguns exemplos de situações que levavam os animais a ONG: atropelamento em rodovias, animais que invadiram áreas urbanas, recuperação de animais em cativeiro, animais feridos em queimadas, etc. 

Eu tenho uma paixão inegável por animais, sejam eles domésticos ou não, então para mim, ser voluntária na Mata Ciliar foi uma experiência de tirar o fôlego. Os lugares onde eu mais trabalhei foram maternidade e clinica veterinária, o meu serviço basicamente era limpar gaiolas, dar a comida e água, auxiliava no que mais os veterinários e biólogos precisavam. 

Logo na primeira vez que fui lá, o lugar estava uma loucura, pois havia acabado de chegar uma porção de pássaros que estavam sendo mantidos por um homem, e não era coisa de dez ou quinze pássaros, eu acredito que deveria ser pelo menos uma centena! Como a ONG tem o trabalho de recuperar os animais e se possível devolvê-los ao seus habitats, uma porção infinita de animais passavam por lá, alguns que eu cheguei a ver são: bugios, saguis, gambás, lobos guará, onças, jaguatiricas, capivaras, corujas, maritacas, entre vários outros.

Se posso dizer que eu tinha um preferido, provavelmente seria os felinos, havia desde gatos do mato, até as maravilhosas e incríveis onças. Havia uma dupla de onças, eram irmãs, e apesar de serem jovens elas eram consideravelmente menores que as outras onças na mesma idade que elas. Ambas foram resgatadas da casa de uma família, da Amazônia se não estiver redondamente enganada, e por conta do tratamento que tiveram nessa família, não foram alimentadas corretamente, acabaram ficando menores que as outras onças. 

Um dos momentos mais incríveis que vivi naquele lugar foi com um leão. O animal era de um zoológico e por causa de uma desidratação e desnutrição ele estava na ONG para ser tratado. Em um dos dias que estava lá, fui com uma veterinária e uma estagiaria dar os remédios para o leão, foi uma coisa de outro mundo, já tinha visto leões em zoológico, porém é outra coisa você vê-lo diante de si (estávamos separados só pelo portão do viveiro dele), foi uma experiência indescritível poder ver ele nos mínimos detalhes, ver o quanto ele é um animal imenso, ainda que doente, ver com detalhes o seu rosto e poder olha-lo nos olhos, enquanto ele me olhava de volta. Naquele dia sai me gabando para todo mundo que tinha estado frente a frente com um leão, foi um momento de tirar o fôlego e que com certeza vou levar comigo pelo resto da vida.

A Mata Ciliar é aberta a visitações, coisa que super recomendo, você é levado para ver a grande maioria dos animais, pode tirar dúvidas com os veterinários e biólogos. Você também pode ser voluntário*, coisa que mais do que recomendo, é uma experiência única poder estar em contato direto com animais que normalmente você vê apenas em fotografias, é muito enriquecedor. E você também pode estar adotando um bichinho! Alguns animais acabam permanecendo por tempo indeterminado na ONG, outros acabam nem voltando à natureza por conta de alguma sequela, ou deficiência, então como toda boa ajuda sempre é bem vinda, pode-se adotar um animalzinho, você ajuda com um valor anual, recebe um certificado de participação e todo mês irá receber informações do desenvolvimento do animal apadrinhado, também podendo agendar visitas para vê-lo.

*No momento o programa de voluntários está suspenso, mas se você se interessou, fique de olho!

Conheça mais sobre a Mata Ciliar no site.


4 comentários

Write comentários
17 de agosto de 2016 13:09 delete

Heey!!

Gostai da sua iniciativa!
Eu até gostaria de conhecer um lugar assim, também gosto muito de animais e principalmente dos felinos! haha

Beijos
www.ooutroladodaraposa.com.br

Reply
avatar
25 de agosto de 2016 11:55 delete

Foi um período muito bom que passei lá <3 eu aprendi muito, aprendi a perder aquele nojinho frescurento, sabe? Tinha mesmo que limpar merda de animal, não tinha espaço pra ter nojinho não shauhsuahsu e estar em contato com animais que normalmente você vê apenas em imagens é tão maravilhoso, é uma experiência indescritível, que para você entender completamente só fazendo também.

Reply
avatar
Beatriz
AUTHOR
31 de agosto de 2016 05:18 delete

A Mata Ciliar é uma puta ong bacana, pena que falta fundos e investimento de mais empresas, problema de toda ong né.
Que legal que você é de Jundiaí tbm :3

Reply
avatar
14 de setembro de 2016 08:37 delete

NÃO CREIO QUE VOCÊ É DE JUNDIAÍ!!!!
Pois é! Direto eles pedem doações, eu ficava conversando com o pessoal lá e eles comentavam que faltava investimento, mas fiquei muito feliz numa época, fizeram uma super campanha de doação e eles receberam tanta coisa, mas tanta coisa, nos dias que tava lá ajudava a receber as doações, cada carro que chegava trazia uma sacolada de coisa. Foi muito legal, porque as pessoa perguntavam sobre a ONG, que a maioria não conhecia, ai já agendavam visita.

Reply
avatar

O que dizer dessa pessoa que está escrevendo um comentário? TE CONSIDERO PAKAS!